BEM VINDO AO BLOG DE NOSSA ESCOLA

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Os microorganismos



Atividade: Produção de iogurte a partir de lactobacilos vivos
Objetivo: Demonstrar que nem todas as bactérias são nocivas, algumas são benéficas,como as bactérias da nossa flora intestinal e também podem ser usados em alimentos como o iogurte.
     Foi feito o iogurte a partir de lactobacilos, doados pela mãe de um aluno, demonstrado aos alunos todo o processo, para ficar claro que micro-organismos precisam estar na temperatura adequada para se desenvolverem e se reproduzirem melhor na presença de açúcar, pois precisaram ficar imersos em água com açúcar mascavo, a qual era trocada todos o dias e acrescentado mais uma colher de açúcar. O iogurte só foi feito depois que os micro-organismos se desenvolveram melhor.
    Após o iogurte ser feito em sala de aula, os alunos experimentaram e aprovaram. Foram peneirado novamente os micro-organismos e doado uma amostra para cada aluno levar para casa e cuidar, pois assim eles se familiarizam melhor com a forma de proliferação e também podem fazer o iogurte em casa.
.
Iogurte com lactobacilos . (rendimento aproximado seis copos)
Ingredientes:
l litro de leite .
l colher de lactobacilos vivos..
Frutas ou algo que dê sabor e gosto.
Açúcar/ leite condensado ou mel a gosto.
Modo de fazer:
Ferver o leite, deixar amornar e acrescentar os lactobacilos , mexer e envolver em um recipiente de preferência de vidro, cobrir com um pano de prato e deixar de 12 a 24 horas mais ou menos, até ficar bem consistente. Em seguida quando der o ponto coe com uma peneirinha para separar os lactobacilos,mexa bem para ficar cremoso. Está pronto para consumir.
   Se quiser, bata no liquidificador a(s) frutas de sua preferência, misture ao iogurte, adoce à gosto com açúcar ou mel.









Nenhum comentário:

Postar um comentário