BEM VINDO AO BLOG DE NOSSA ESCOLA

terça-feira, 9 de abril de 2013

Projeto: Meios de Comunicação de ontem e de hoje

      Desde a antiguidade o homem tem necessidade de se comunicar. Além de aprender diversas formas de facilitar a  compreensão da fala e da escrita, criou através do tempo objetos que nos ajudam na comunicação diária, surgindo assim a carta, o bilhete... 
    Descobriu-se também a possibilidade de utilizar  o Pombo como mensageiro e passou a chamá-lo Pombo  Correio. Os alunos da 5ª, 8ª e 9ª série pesquisaram  em bibliografias e na internet  a história do Pombo Correio e depois fizeram releitura das imagens, desenvolvendo sua criatividade. 
      A vida e obra do Artista Plástico Eugenio Dittborn faz parte  deste projeto. 
      Os diferentes meios de comunicação utilizados pelo homem foram mencionados,  porém a carta foi escolhida por ser uma forma antiga e atual de comunicação. Nesta atividade contamos com a colaboração dos funcionários do Correio através de palestras, conhecendo assim a história dos Correios no Brasil, seu  processo de triagem e entrega das cartas na casa de cada um.
      Após estudar e compreender os passos  para a elaboração de uma carta, os alunos colocaram as ideias em prática. Além de estudar sobre a importância das mesmas  na história, os educandos também soltaram a imaginação e elaboraram um desenho que foi enviado para outra pessoa para que ela o termine e reenvie ao aluno, elaborando arte coletiva.
      O projeto foi desenvolvido nas aulas de Arte, com a professora Maria Salete e apoio da professora Sirlei da 5ª série e professora Marilete do CEMUT.
Palestra com Gean do Correio
Conhecendo a história do Correio no Brasil
Vídeo das atividades do Correio
Atenção
Trabalho realizado com alunos da 8ª série
Trabalho com arte e criatividade
Trabalho da aluna Amanda 8ª série
Concluido pelo Tio do RS
Observações feitas
Finalizando as cartas para postar no Correio
Orgulho de participar
Lenira, funcionária do Correio, recolheu as cartas para postagem.

Parabéns a todos que participaram deste projeto.   
                             Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário