BEM VINDO AO BLOG DE NOSSA ESCOLA

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ideias além do giz

         Dia 29 de agosto realizou-se o Idéias além do Giz da Secretaria Municipal de Educação , nossa Escola se fez presente através das professoras Maria Salete Machado da Silva  e Bernardete Cella Bilhar que apresentaram o projeto: Colcha de retalhos -  Teia da vida, desenvolvido  nas disciplinas de Arte e Educação e diversidade.
        Neste video você verá um resumo deste projeto. 
               
          A professora Bernardete apresentou também o projeto:
                  A Volta ao mundo em oitenta dias”
                                                                                            (Júlio Verne)

          O presente trabalho teve como objetivo, nas aulas de Geografia e Educação e Diversidade, fazer um resgate da leitura /literatura para aprofundar os conhecimentos sobre os continentes. Buscou-se na obra “Volta ao mundo em oitenta dias” de Julio Verne, incentivar o gosto e o hábito pela leitura através do contato com a obra e a descoberta da história proposta pelo livro, proporcionando informação, conhecimento e  diversão.
          Em grupo os alunos fizeram a leitura do livro e foram pesquisar os diversos lugares citados na obra e localizando-os no contexto atual. A pesquisa, destacou o nome do país, capital, área, economia, cultura, aspectos da paisagem e outras informações que o aluno considerou importante. Os dados dos países foram colocados em cartazes e foi confeccionada uma maquete com um globo feito com um balão gigante, jornal e cola de amido. Após a secagem, foi pintado em azul e os alunos fizeram um recorte dos continentese colaram no globo, traçaram a rota citada no livro e acrescentaram o Brasil, local de origem dos alunos,  pesquisando os mesmos aspectos solicitados nos demais países.
         Por fim, foi colocado um arco suspenso em volta do planeta para suspender os livros e imagens, mostrando que é possível viajar pelo mundo, conhecer lugares e aprender de forma significativa através da leitura.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário