BEM VINDO AO BLOG DE NOSSA ESCOLA

quarta-feira, 20 de junho de 2012

EBM Rui Barbosa é destaque no Jornal Sul Brasil


 Rumo à Olimpíada de Língua Portuguesa


Olimpíada de Língua Portuguesa recebe inscrições até o dia 22
Em Chapecó, alunos de escolas públicas estão se preparando
“Tive a ideia de escrever uma crônica sobre as filas. Na verdade, é uma observação a respeito da forma com que as pessoas veem as filas, que, na verdade, não representam um problema, mas um local para conhecer novas pessoas e ter experiências diferentes”, conta a aluna da 9ª série, Elisa Coutro. O texto da estudante da Escola Básica Municipal Rui Barbosa foi um dos selecionados pela comissão julgadora interna da instituição, e vai competir com outras crônicas elaboradas por alunos de escolas públicas.
Segundo Janete Delavechia, técnica pedagógica da Gerência Regional de Educação, Gered, a Olímpiada é composta por várias etapas.“Primeiro a comissão da escola escolhe os melhores trabalhos dos alunos, depois, no final de agosto, as escolas encaminham os textos para a prefeitura que, a partir de uma comissão julgadora municipal, sempre de acordo com o número de trabalhos inscritos, vai selecionar os melhores para a comissão regional, que segue para a estadual e, por fim, a nacional”, explica a técnica.
De acordo com o Gered, as inscrições para a Olimpíada foram prorrogadas até o próximo dia 22, “os professores devem se inscrever através do site www.escrevendo.cenpec.org.br, onde vão encontrar as orientações”, destaca Janete. Ela lembra quea competição dispõe de quatro categorias, “para alunos dos 5º e 6º anos, o gênero é poesia; para a 7ª e 8ª série, a modalidade é memórias literárias; já os alunos do 9º ano e 1ª série do Ensino Médio devem escrever crônicas. Os artigos de opinião devem ser redigidos pela 2ª e 3ª séries, também do Ensino Médio”, comenta.
Na EBM Rui Barbosa, a professora Sirlei Karling se encarregou de efetuar a inscrição. Ela conta que, ao todo, oito trabalhos (com 11 alunos) foram selecionados na escola. “Primeiro nos preocupamos em repassar e ensinar aos alunos o conteúdo exigido sobre as categorias. Após, todos os alunos, totalizando cerca de 100, redigiram textos de acordo com as categorias exigidas”, afirma a professora de português. Dos trabalhos participantes, a comissão interna selecionou os oito melhores, que aguardam a próxima etapa, quando vão competir com outros alunos de Chapecó, em princípio.
Além da aluna Elisa, Fernando Liotto, que está na 6ª série, escreveu sobre o lugar em que vive e teve sua poesia selecionada, “sempre fui de estudar, mas gosto mais de ciências”, conta o garoto, mostrando que para participar da Olimpíada não é necessário ter na Língua Portuguesa a disciplina preferida.
A Olimpíada
Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras, a Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.
O lugar onde eu vivo
O lugar onde eu vivo…
tem escola para estudar,
igreja para rezar,
e uma área verde para brincar.
Tem uma casa aconchegante…
e um pequeno pomar
com frutas deliciosas
e uma cachorrinha dengosa
No lugar onde vivo…
me sinto feliz
aqui nasci, cresci,
tenho amigos, família, vizinhos
e tudo que eu sempre quis
(Poesia do aluno Fernando Liotto)
Por Petra Sabino
Petra Sabino/SB


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário