BEM VINDO AO BLOG DE NOSSA ESCOLA

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Trajeto do Afeto

        O " Trajeto do Afeto" é um Projeto desenvolvido nas Escolas da rede municipal que visa a sensibilização sobre o sentimento do afeto.
       No dia 19 de outubro alunos da 5ª série da Escola Dilso Cecchin visitaram a turma da 5ª série da Escola Rui Barbosa, onde desenvolveram atividades teóricas e práticas que discutem o tema.
       Este trabalho é inspirado na artista Paloma Parentoni, que promove intervenções urbanas para resgatar memórias. Este projeto é desenvolvido pelas  professoras de arte da Escola Dilso Cecchin e Rui Barbosa, com colaboração da articuladora da SEDUC  Evandra.






       Este trabalho foi matéria do Jornal Gazeta da Manhã  de 21/10/2016.


Heróis da nossa Infância

       A Fantasia é um domínio permitido às crianças e também importante para o desenvolvimento  da criatividade. Nossa infância é povoada de  heróis com seus  super poderes. Lembrando o nosso folclore e evidenciando também o Halloween, do folclore americano, comemoramos essa temática hoje na escola Rui Barbosa com desfile, dança, brincadeiras e guloseimas. Esta manifestação infantil nos fez reviver alguns dos personagens que povoaram  e povoam a infância e o imaginário de nossas crianças. 
    Também foram evidenciados os personagens do folclore brasileiro com destaque ao Saci Pererê,    comemorado oficialmente no dia 31 de outubro(Lei Federal nº 2762/2003).




























   












  Parabéns a todos os pais, alunos e professores que se envolveram neste trabalho. Em especial as professoras Grace e Maria, idealizadoras do Projeto.

Sanduíche da Maricota


JUSTIFICATIVA
O Projeto Arte X alimentação saudável, surgiu a partir da percepção de que os educandos do pré a 5ª série da Escola Básica Municipal Rui Barbosa, na hora do lanche não consumiam a maioria dos alimentos , principalmente saladas e frutas.
Todo ser humano é um educador em potencial, pois já nasce um aprendiz. Se ninguém lhe ensina nada, aprende com as próprias experiências que são fundamentais para a sobrevivência da civilização, cultura e industrialização. Entretanto essa Industrialização nos conduz a comprar produtos com grandes quantidades de conservantes e aditivos químicos em suas composições que, além de serem pobres em nutrientes, prejudicam a absorção das vitaminas e minerais fundamentais ao nosso organismo. O grande problema é que na maioria das casas, o alimento industrializado está presente.
Para iniciar e instigar os educandos foi escolhido o artista "Giuseppe Arcimboldo", cuja biografia está no livro "Arte e caminhos" , página 103. Após observação da obra Verão de 1573, os educandos fizeram suas tentativas de criar e recriar através de diferentes materiais lúdicos como: massa de modelar, desenho, contação de história, pathwork, história em sequência e principalmente, na montagem do sanduíche, ao qual foi associado o estudo da alimentação saudável com a história "Sanduíche da Maricota" ( Avelino Guedes).