BEM VINDO AO BLOG DE NOSSA ESCOLA

terça-feira, 23 de novembro de 2010

AMIGOS SE CONSTROEM NAS DIFERENÇAS

     O passeio  teve por objetivo a integração entre alunos da 9ª série. Diversos espaços de lazer e comércio foram visitados.

Ponto de partida
Toque, prazer, emoção
Encantamento

Escolha

Liberdade
    
Delicioso
       Aprender com o outro é tão importante quanto ler, escrever, trabalhar, pois é na relação com os amigos que formamos a nossa identidade.
Confraternização

Amizade... amor... crescimento

         Esta experiência será guardada com muita emoção... relembrar sempre que a amizade se constrói com o diferente, crescemos quando sabemos ver no outro um pedaço daquilo que não conseguimos sentir sem a presença de um amigo.



DIA DO GESTOR ESCOLAR

          12 de novembro é comemorado o dia do Gestor Escolar. Na E.B.M Rui Barbosa foram homenageadas a Gestora Sarajane e a Vice-gestora Luciana.
Demonstrações de carinho, reconhecimento e gratidão foram expressadas através de cartões, poesias, música, presentes e abraços.

Demonstração de carinho   

Música
Presentes  
           Nosso obrigado pela dedicação e atenção dispensadas  pelas gestoras
à nossa Escola.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

VISITA AO MUSEU DE ENTOMOLOGIA DR. FRITZ PLAUMANN

            Conhecer o passado para compreender o presente e preservar o futuro, foram elementos fundamentais para estimular os alunos a conhecer o Museu de Entomologia Fritz Plaumann em Nova Teutônia, município de Seara.
Dr. Fritz Plaumann


Museu entomológico
Variedade de insetos
Artrópodes, importantes na cadeia alimentar



Chegando ao museu

A viagem
Conhecendo pessoas
           
          Neste passeio de estudos também foi possível observar as paisagens, o relevo, hidrografia, flora e fauna, bem como aspectos de preservação e degradação do ambiente.  

Diferentes paisagens

Que visão...

            Na disciplina de Arte os alunos fizeram o estudo das obras de Romero Brito e Angela Leite, ambos usam as borboletas como fonte de inspiração em seus trabalhos.
            Veja a seguir alguns trabalhos elaborados pelos alunos.



                           

terça-feira, 9 de novembro de 2010

EBM RUI BARBOSA, PROFESSOR QUE FAZ...

           No dia 27 de outubro as professoras Eliete Machado e Joice Agnes apresentaram seu trabalho no Encontro de Educadores de Chapecó.

                                            Poetas  da Escola
           Incentivar a leitura, produção e declamação de poesias, este foi um dos maiores objetivos do trabalho realizado pela professora Joice e sua turma. Este trabalho teve como inspiração o poeta Gentileza. Parte destas atividades foram desenvolvidas no Laboratório de Informática com participação da professora Marilete e Carmen da Biblioteca.
PRODUZINDO AS CAMISETAS
PRODUZINDO POESIAS

CONCENTRAÇÃO, INSPIRAÇÃO

DECLAMANDO POESIAS

ORGULHO DA PRÓPRIA PRODUÇÃO

           A Professora Eliete em parceria com a professora de Arte Maria Salete e Joice, pesquisaram e representaram a colonização do oeste catarinense, de Chapecó e do Bairro Jardim Itália, onde a Escola está localizada.

         Este trabalho teve por objetivo: Conhecer como ocorreu a formação do Oeste de Santa Catarina, seu povo, sua cultura, tradições e artes.

         Pesquisa, música, poesia, teatro e dança foram alguns dos instrumentos utilizados para a realização deste trabalho.

POESIA  DOS ALUNOS DA 4ª SÉRIE PROF. ELIETE MACHADO
       
 INDÍGENAS
TROPEIROS
CABOCLOS
MÚSICA
ITALIANOS
ALEMÃES
UNIÃO DAS ETNIAS

                A professora de Arte, Maria Salete Machado da Silva, participou nos dias 10,11 e 12 de novembro de 2010, do IV Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, II Seminário Internacional Áfricas,  e II Seminário Memória e Experiência, realizado pela UDESC  em Florianópolis, no qual a mesma fez relato oral, História e Arte: O lúdico faz pensar a História Africana .


Apresentando o trabalho

           O trabalho teve por objetivo desenvolver nos educandos de 6ª a 9ª série a leitura e a produção artística, onde o enfoque da atividade foi a reelaboração da arte africana. Durante as aulas houve um estudo teórico e posteriormente a oficina de confecção das bonecas.

Bonecas feitas sem costura

                                                  Bonecas africanas
            O lúdico reflete também o pensar e a cultura de um povo. Através de um recorte de conhecimento sobre a África podemos compreender a diversidade cultural do Continente africano.
                                                     Orgulho afro



       


        

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

HALLOWEEN: UM OLHAR SOBRE A CULTURA BRASILEIRA E A CULTURA DA LÍNGUA INGLESA.

      
         TENDO POR OBJETIVO POSSIBILITAR A PESQUISA E O RESGATE HISTÓRICO SOBRE A CULTURA BRASILEIRA E DA LÍNGUA INGLESA   CONHECENDO E RESPEITANDO AS DIFERENÇAS EXISTENTES. COMO PONTO CULMINANTE ORGANIZAMOS A FESTA DE HALLOWEEN.
         TERROR... PÂNICO... MEDO... BRUXAS...  FANTASMAS... DRÁCULAS... FADAS... VAMPIROS... MORTE... CAVEIRAS... FOI UMA INVASÃO. CADA UM EXPRESSANDO SEUS SENTIMENTOS... REAGINDO E INTERAGINDO COM A CULTURA DA LÍNGUA INGLESA.
  

ESPANTO
EXPECTATIVA

MEDO

BRUXAS

DESFILE

HISTÓRIA

TERROR

INTEGRAÇÃO
DOCES OU TRAVESSURAS